terça-feira, 11 de outubro de 2011

Grupo de Estudos Universidade que transforma

Convidamos todos para o terceiro encontro do Grupo de Estudos Universidade que transforma, nesta terça-feira, 11, 18h15, na sala 2 do Anexo (campus Guarulhos). A partir deste encontro, o tema será "Reuni". Texto (curto) selecionado: "A universidade operacional", de Marilena Chauí, disponível no site http://reuniufpr.forumativo.com/t46-a-universidade-operacional-marilena-chaui (ou numa pasta amarela no xerox da facul, escrita "CAEL").


A autora oferece uma visão ao mesmo tempo ampla e aprofundada das transformações sofridas pós-modernamente no seio da universidade (a questão da autonomia ferida quando o fim é cumprir metas e indicadores estabelecidos pelo Estado, o fenômeno da "flexibilização" e da produtividade como critério de "qualidade", da desvalorização da docência em prol do que se considera "pesquisa", da passagem da universidade da condição de instituição social para organização social etc).


O grupo de estudos é autônomo, mas não é monopolizado por alguém. A intenção é que todos, a partir da leitura de textos que complexifiquem o tema tratado, consigam sair de um nível superficial de compreensão do que seja a universidade, do que seja "Reuni" etc, e disponham assim de informações mais fundamentadas. Daí se espera que cada um expresse sua opinião e reflita sobre o tema. Quem quiser sugerir bibliografia ou trazer referências para o grupo, para adensar a discussão, sinta-se à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário